Mercado

Reserve 4me faz reservas de produtos artesanais no RS e na Alemanha

Sócias desenvolvem serviço para aproximar os consumidores do pequeno e médio comércio de bairro

Por Por Sérgio Ruck Bueno, 26/06/2021

Danielle Cosme: quase 50 lojas afiliadas no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação

Os novos hábitos impostos pela pandemia da Covid-19, especialmente a necessidade de evitar aglomerações e de reduzir a circulação de pessoas nas ruas, inspiraram as amigas Danielle Cosme e Francine Krüger a lançar o Reserve 4me, um aplicativo especializado na reserva de produtos naturais, orgânicos, vegetarianos, veganos e artesanais no comércio local. E como o novo coronavírus não é limitado por fronteiras, elas decidiram colocar o serviço em operação no Rio Grande do Sul e na Alemanha.

“O foco é fazer a reserva no pequeno e médio comércio do bairro, marcar a data para buscar ou receber os produtos em casa e evitar aglomeração”, diz Danielle, que mora em São Leopoldo, onde a startup começou a funcionar em março do ano passado. Na Alemanha, onde a sócia Francine vive há oito anos na cidade de Eschborn, a operação iniciou em fevereiro deste ano. Lá os estabelecimentos cadastrados são focados em produtos típicos brasileiros, como pão de queijo vegano, e estão espalhados pelo país.

Reserve 4me Francine Krüger II.jpeg
Francine Krüger: na Alemanha, foco em produtos brasileiros - Foto: Divulgação

O Reserve 4me mantém o blog reserve4me.de/blog/ e um perfil no Instagram com quase 1 mil seguidores. No Rio Grande do Sul já há 51 lojas afiliadas na região metropolitana de Porto Alegre e em outras cidades como Santa Cruz do Sul e Rio Grande, além de mais de 900 downloads do app feitos pelos consumidores. Na Alemanha por enquanto são 13 comerciantes e 580 downloads. O aplicativo opera com geolocalizador para identificar as opções mais próximas dos clientes, oferece mecanismo de busca por produto ou nome da loja e apresenta as informações de contato dos vendedores.

Segundo Danielle, o Reserve 4me só começará a cobrar taxas dos afiliados a partir de outubro, com valor promocional ainda não definido. Em janeiro de 2022 serão lançados três planos de assinatura e as mensalidades serão fixadas de acordo com o volume de produtos vendidos e as funcionalidades utilizadas no app.