Tecnologia e gestão

Setor calçadista certifica empresas sustentáveis

Programa Origem Sustentável, lançado pela Assintecal e pela Abicalçados, estimula atuação responsável de indústrias e gestoras de marcas

Por Sérgio Ruck Bueno, 27/06/2021

Silvana Dilly: programa ajuda a tornar as pequenas empresas tão competitivas quanto as grandes - Foto: Divulgação

Criado para promover e atestar boas práticas de sustentabilidade no setor calçadista brasileiro, o programa Origem Sustentável ganha corpo e já conta com cinco empresas certificadas e mais de 50 em fase de certificação. A iniciativa foi lançada em 2013 pela Assintecal e pela Abicalçados, que representam mais de 500 fabricantes de componentes, de calçados e gestoras de marcas de todo o país, e foi reformulada neste ano para estimular a adesão das micro e pequenas empresas.

O processo demanda um amplo trabalho de motivação e capacitação para atender clientes nacionais e internacionais que cada vez mais levam em conta critérios ambientais, sociais, econômicos e até culturais em suas decisões de compra.

“O mercado está exigindo essa transformação, mas isso não acontece do dia para a noite porque exige muito esforço e determinação”, diz a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly. De acordo com ela, cerca de 20 das atuais candidatas à certificação são de pequeno porte e, graças ao programa, elas “podem se tornar tão competitivas quanto as grandes”.

Com a reformulação do projeto, os pequenos negócios têm custos diferenciados para ingressar no Origem Sustentável. A adesão à plataforma on-line de capacitação, organização e gestão de indicadores, por exemplo, custa cerca de R$ 1,5 mil, metade do preço fixado para as participantes de médio e grande porte, enquanto a contratação de assessoria especializada, que é opcional, tem 33% de desconto. O valor da auditoria, a cargo do Senai e da SGS, é negociado individualmente.

Para o gestor de projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, a sustentabilidade e a atuação responsável são necessárias para sobrevivência das empresas, pois envolvem o uso mais racional de insumos e recursos naturais, o respeito aos trabalhadores, o engajamento das equipes, o aumento da eficiência e a redução de custos.

Abicalçados - Cristian Schlindwein - gestor de projetos II.jpg
Schlindwein, da Abicalçados: sustentabilidade e atuação responsável são essenciais para a sobrevivência das empresas - Foto: Diego Rosinha

Até agora já foram certificadas as fabricantes de embalagens Box Print, na categoria diamante, a mais alta possível, e de revestimentos Cipatex, no nível ouro. Entre as indústrias de calçados aparecem a Bibi, no nível diamante, a Piccadilly e a Vulcabrás, ambas com o selo ouro, mas dezenas de outras já aderiram ao programa, como Arezzo, Ramarim, Bebecê, Usaflex e Beira-Rio. Todo o processo leva em média um ano e o certificado é válido por outros dois.

Reconhecimento vai do nível bronze até diamante e leva em conta 104 indicadores

O Origem Sustentável concede quatro níveis de certificação, de acordo com o desempenho das candidatas em 104 indicadores que tomam como referência normas estabelecidas em iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.

As micro e pequenas empresas que atingem 20% da pontuação máxima possível e as médias e grandes que alcançam 30% obtêm o selo bronze. A partir daí não há mais diferenciação por porte. Quem chega a pelo menos 40%, 60% e 80% recebe os certificados prata, ouro e diamante, respectivamente.

Os critérios são relacionados à gestão da sustentabilidade nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural, em linha com as políticas ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Eles incluem desde a existência de planejamento estratégico e de políticas formais de governança da sustentabilidade até o consumo racional de água e de energias renováveis e o controle de efluentes líquidos e de resíduos sólidos.

O reconhecimento leva em conta ainda as condições de trabalho dos funcionários, a relação com os sindicatos e os fornecedores, o estímulo à diversidade, o combate ao assédio e ao abuso e o respeito à legislação. O incentivo à cultura e ao patrimônio histórico local e a salvaguarda da história da própria empresa também são considerados.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em https://bit.ly/3fXyhx2 e https://www.abicalcados.com.br/origemsustentavel