Tecnologia e gestão

Lojas Renner destaca sustentabilidade em capacitação de fornecedores

Programa de Encadeamento Produtivo alcança 320 empresas e inclui oficinas e consultorias relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Por Sérgio Ruck Bueno, 11/08/2021

Costa: “Com fornecedores capacitados, construiremos um ecossistema cada vez mais forte” - Fotos: Thays Bittar (página inicial) e Fabiano Panizzi

Focado na capacitação da cadeia de fornecimento em temas como sustentabilidade, qualidade e gestão financeira, de pessoas e de processos, o Programa de Encadeamento Produtivo (PEP) da Lojas Renner chega neste ano à terceira edição e à marca de 320 empresas beneficiadas, entre fornecedores de produtos para revenda e seus prestadores de serviços.

O programa iniciou em 2017 e na edição lançada em março deste ano estão inscritos 180 pequenos negócios e 18 fornecedores diretos da varejista de moda no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Serão dois ciclos paralelos de trabalho até 2022, com treinamentos presenciais e on-line durante 18 ou 12 meses, conforme o nível de desenvolvimento de cada empresa, explica o diretor de produto da companhia, Henry Costa.

A capacitação em sustentabilidade inclui oficinas e consultorias vinculadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que vão desde erradicação da pobreza até consumo e produção responsáveis e ações contra as mudanças climáticas. Trata também da importância e dos impactos da indústria têxtil no mundo e, na edição 2019/2020, a meta de elaboração de planos de ação com pelo menos dois dos ODS foi cumprida por 82% dos participantes.

Executada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa é alinhada à estratégia de gestão ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) da Renner. “O programa tem como objetivo ampliar a competitividade e a eficiência da nossa cadeia, pois acreditamos que com fornecedores capacitados, que trabalham em conjunto e pensam de forma colaborativa, construiremos um ecossistema cada vez mais forte e manteremos a perenidade dos nossos negócios”, diz Costa.

Além disso, a evolução da cadeia de fornecimento, favorecida pelo PEP, é fator importante no cumprimento dos compromissos públicos assumidos pela companhia ainda em 2018. As metas preveem, entre outros indicadores, que até o fim deste ano 80% dos produtos vendidos pela Renner sejam menos impactantes ao meio ambiente - identificados pelo selo Re Moda Responsável - e que matérias-primas como algodão e viscose usadas no processo produtivo sejam 100% certificadas. No fim de 2020 a varejista tinha quase 600 fornecedores de mercadorias para revenda, sendo 59% no Brasil e 41% no exterior.