Meio ambiente

Dia Lixo Zero em Porto Alegre terá ecofeira no parque da Redenção

Evento pretende conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos

Por Sérgio Ruck Bueno, 12/08/2021

Imagem: Divulgação

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promove neste sábado, dia 14 de agosto, a primeira edição do Dia Lixo Zero em quase 200 cidades brasileiras com o objetivo de estimular, conscientizar e tirar dúvidas da população a respeito do descarte correto de resíduos sólidos. Em Porto Alegre a iniciativa incluirá uma ecofeira no parque da Redenção das 10 horas às 16 horas, entre o parquinho de diversões e o auditório Araújo Vianna.

Segundo Paula Molleta, uma das quatro embaixadoras voluntárias do instituto em Porto Alegre, a feira terá pontos de coleta de resíduos recicláveis, eletrônicos, óleo de cozinha usado e esponjas, além de brechós, exposição de produtos ecológicos e locais para doação de roupas, alimentos não perecíveis, rações para animais e brinquedos.

Também será apresentada a edição 2021 da Semana Lixo Zero, em outubro, que recentemente foi inscrita no calendário oficial de eventos da cidade e no ano passado conseguiu recolher 235 quilos de resíduos mesmo com ações somente on-line devido à pandemia da Covid-19. Depois, a partir das 18 horas haverá o lançamento do site Lixo Zero Poa no Céu Bar e Arte, na rua Lima e Silva.

Conforme o instituto, será um dia inteiro de ações pelo país relacionadas aos quatro pilares da sustentabilidade - repensar, reutilizar, reduzir e reciclar – para engajar a população e fomentar políticas públicas capazes de tornar as cidades mais sustentáveis. Para isso, acrescenta, a melhor alternativa é o apoio à chamada economia circular, que reduz os níveis de descarte por meio do reaproveitamento e transformação do maior volume possível de resíduos em novos produtos.

O Dia Lixo Zero em Porto Alegre tem apoio de empresas, coletivos, associações e da prefeitura de Porto Alegre. A programação completa pode ser conferida em https://www.instagram.com/lixozeropoa/.