Tecnologia e gestão

Livro mostra a atuação das “Empresas B” na América Latina

Movimento estimula adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança para a construção de uma nova economia. Brasil tem 213 certificadas.

Por Sérgio Ruck Bueno, 20/08/2021

María Emilia Correa: exemplos de de “empresas e líderes sociais inspiradores” - Foto: Divulgação

Para quem quer conhecer melhor o que são as Empresas B, aquelas que buscam não apenas resultados econômicos, mas também vinculam suas ações a compromissos ambientais e sociais, uma boa alternativa é o livro “Sistema B e as Empresas B na América Latina: um movimento social que muda o sentido do sucesso empresarial”, disponível para download gratuito no site do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que apoiou a publicação.

A autora é María Emilia Correa, empreendedora, especialista em sustentabilidade e diretora da Academia B, uma rede que conecta pesquisadores interessados no assunto em todo o mundo. Ela também é co-fundadora do Sistema B, que promove o Movimento B na América Latina e desde 2012 é parceiro do B Lab, dos Estados Unidos, criado em 2006 e responsável pela certificação das organizações que adotam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Resultado de uma ampla pesquisa realizada desde 2017, o livro traz exemplos de “empresas e líderes sociais inspiradores em todos os países da região” e apresenta as propostas do movimento para construir uma nova economia, diz Correa. “Há cada vez mais empresários com propósito, cidadãos que compram com consciência, políticas públicas para promover uma economia mais inclusiva e investidores que buscam impacto e lucratividade”, completa.

A publicação lista 401 empresas B certificadas na América Latina em 2018, 101 das quais no Brasil. Entre elas, 84% tinham até 49 funcionários, 249 eram do setor de serviços, 68 indústrias, 63 atacadistas e varejistas e 21 agrícolas. Hoje, segundo o Sistema B Brasil, são 786 certificadas na região, sendo 213 no país, de um total de 4,1 mil no mundo. O livro pode ser baixado no site da Scioteca do CAF, no link https://bit.ly/3mdpgVj, e mais informações sobre o assunto podem ser encontradas na página do Sistema B Brasil, em https://www.sistemabbrasil.org/.