Mercado

Noca estimula reciclagem de móveis em parceria com cooperativas de triagem

Programa de logística reversa da empresa prevê recompra de produtos usados por intermédio da rede de revendedores

Por Sérgio Ruck Bueno, 20/09/2021

Carlos Dal Vesco, gerente nacional da marca: negócio com sentido social e ambiental - Foto: Divulgação

A Noca Móveis, com sede em Gramado (RS), montou uma estratégia de logística reversa que prevê a recompra garantida de produtos para envio a cooperativas de triagem de resíduos ou para reciclagem pela própria empresa. No total, incluindo descartes de materiais durante a fabricação, ela estima reciclar 1,8 mil quilos de matéria-prima num período de 12 meses até novembro deste ano.

Segundo o gerente nacional da marca, que faz parte do grupo Sierra, Carlos Dal Vesco, os móveis da Noca são feitos de PVC com 60% de cloreto de sódio na composição. O material é 70% mais leve do que as chapas de MDF – o que facilita o transporte -, tem mais resistência ao calor e a impactos e permite a montagem de módulos de móveis residenciais ou corporativos com cerca de dois metros de altura.

A empresa produz atualmente mais de 1 mil peças por mês. Elas são 100% recicláveis e a matéria-prima reaproveitada pode ser empregada na fabricação de componentes como cantoneiras e outros acabamentos, que compõem cerca de 40% do mobiliário, explica Dal Vesco.

No processo de recompra, o valor dos móveis usados é fixado por quilo e convertido em descontos para os clientes na aquisição de novos produtos. A negociação é feita por intermédio dos lojistas, que são estimulados a encaminhar as peças para cooperativas de triagem em suas respectivas regiões. Outra opção é enviá-las para a empresa, que arca com os custos de transporte em ambos os casos.

“Procuramos também dar um sentido social e ambiental para o nosso negócio”, explica o executivo. De acordo com ele, a marca tem 18 lojas exclusivas licenciadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Pará, mas a meta é chegar a 50 unidades abertas ou contratadas até o fim deste ano.