Tecnologia e gestão

Virada Sustentável estimula boas práticas ambientais, sociais e econômicas em Porto Alegre

Sexta edição do evento na cidade, aberta nesta sexta-feira, será realizada de 6 a 21 de novembro com cerca de 50 atividades presenciais e remotas

Por Sérgio Ruck Bueno, 05/11/2021

Brique “Desapegos” na Vila Flores incentiva consumo circular e responsável - Foto: Luiz Munhoz - Divulgação

A partir deste sábado, dia 6, até 21 de novembro, Porto Alegre recebe a sexta edição da Virada Sustentável, que vai oferecer cerca de 50 atividades presenciais e on-line como exposições, apresentações musicais, oficinas e painéis com o objetivo de estimular a adoção de boas práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões – ambiental, social e econômica – na cidade.

Alinhado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, o evento conta com o apoio de empresas, organizações e movimentos sociais, coletivos culturais, prefeitura, governo do Estado, escolas e universidades. A abertura oficial foi nesta sexta-feira, dia 5, com um painel sobre a nova lei estadual de incentivo à reciclagem, que permite que as empresas usem parte do ICMS devido para financiar projetos na área.

A participação dos interessados na Virada Sustentável é gratuita e entre as atrações presenciais deste ano estão uma exposição de fotos sobre as praias de Porto Alegre, no viaduto Otávio Rocha, e uma mostra de quadros produzidos com sacolas plásticas, na Casa de Cultura Mário Quintana. As atividades remotas incluem painéis sobre sustentabilidade e uma série de animação infantil pelo Youtube e pela TVE, emissora de televisão vinculada ao governo do Rio Grande do Sul.

Haverá ainda uma exposição do ilustrador norte-americano Andy Singer sobre a estrutura das cidades contemporâneas no parque da Redenção. No mesmo local, no dia 21, estão previstas apresentações das orquestras Jovem do Rio Grande do Sul, Projari Guaíba e Villa-Lobos, além da largada do passeio ciclístico Pedalada da Virada, às 16 horas.

A Vila Flores, que reúne uma comunidade criativa focada em ações culturais, educativas, empresariais e sociais inovadoras, vai sediar boa parte da programação presencial, incluindo espaço de gastronomia, oficinas de gravuras, bijuterias, alimentação saudável e de enfrentamento ao racismo, brique de moda circular, coleta de óleo de cozinha para reciclagem e shows musicais de diferentes estilos.

A Virada Sustentável também abre espaço para organizações e instituições parceiras, que neste ano vão promover atividades como aulas e palestras sobre produção de algodão orgânico, negócios sociais, descarte correto e reciclagem de resíduos e upcycling (reaproveitamento) de roupas usadas. O programa completo do evento pode ser conferido aqui.