Tecnologia e gestão

Estado ganha núcleo do Movimento Nacional ODS

Iniciativa busca estimular adesão aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030

Por Sérgio Ruck Bueno, 04/07/2021

Carlos Carrano: plano é promover incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e das organizações - Foto: Divulgação

O Movimento Nacional ODS instalou, no dia 1º deste mês, o seu 14º núcleo estadual, desta vez no Rio Grande do Sul, para reforçar o trabalho pelo engajamento dos setores público e privado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Logo após o lançamento, a nova unidade já recebeu a adesão de 16 signatários, entre empresas e pessoas físicas, dispostos a disseminar e adotar as metas estabelecidas em setembro de 2015 pelos representantes de todos os países-membros da ONU.

Segundo Carlos Carrano, integrante da coordenação provisória do núcleo gaúcho, a iniciativa é desenvolvida por voluntários, tem caráter apartidário e pretende estimular a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e das organizações. De acordo com ele, o movimento fundado nacionalmente em 2004 é reconhecido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Em Santa Catarina, que serve de modelo para o Rio Grande do Sul, já são quase 900 signatários.

Os objetivos para 2030, desdobrados em 169 metas específicas, vão desde a erradicação da pobreza como pressuposto indispensável para o desenvolvimento sustentável até a defesa da igualdade de gênero e o acesso universal à educação de qualidade, à água potável e ao saneamento. Incluem ainda a proteção dos ecossistemas terrestres e marinhos, ações contra as mudanças climáticas, além de paz, justiça e instituições eficazes para todos (veja quadro abaixo).

ODS.png

A primeira etapa do plano de trabalho do novo núcleo, conforme o coordenador, será uma campanha por meio das redes sociais para buscar potenciais signatários, que podem aderir pelo site https://rs.movimentoods.org.br/, e criar comitês locais pelo Estado. Em seguida, o movimento planeja organizar eventos para disseminar informações sobre os ODS e divulgar iniciativas adotadas pelos participantes, assim como instituir um prêmio anual para reconhecer as melhores contribuições para o cumprimento das metas da ONU.