Meio ambiente

Em menos de três anos, Arco dá destino correto a 1 mil toneladas de resíduos

Empresa que opera em nove cidades coleta, separa e envia os materiais para compostagem, reciclagem ou, em último caso, para aterro sanitário

Por Sérgio Ruck Bueno, 09/07/2021

Amália (esq.) e Natália: empresa recolhe 44 toneladas por mês e dá cursos de sobre educação ambiental e gestão de resíduos - Foto: Divulgação

Criada há menos de três anos em Porto Alegre com o propósito de dar destino correto ao lixo orgânico e reciclável gerado por empresas como bares, restaurantes, hotéis, minimercados e escritórios, além de eventos públicos, a Arco Resíduos já opera em nove cidades da região metropolitana e do interior do Estado. Neste período, o número de clientes aumentou de cinco para 66 e os serviços passaram a incluir cursos de treinamento e capacitação.

A Arco é sucessora de uma startup criada ainda em 2016 pela engenheira ambiental Natália Pietzsch para coletar apenas resíduos orgânicos domiciliares, mas ela resolveu mudar o modelo de negócio quando começou a ser procurada por empresas interessadas em adotar processos ambientalmente mais sustentáveis.

Hoje o volume recolhido chega, em média, a 44 toneladas por mês e no início de julho o acumulado desde 2018 superou a marca de 1 mil toneladas. Deste total, 55% foram enviados para compostagem na cooperativa Ecocitrus, em Montenegro, 31% para reciclagem e 14% para um aterro licenciado em São Leopoldo.

“Trabalhamos para dar a melhor destinação aos resíduos, com o menor envio possível de rejeitos para aterro”, explica a sócia e também engenheira ambiental Amália Koefender. De acordo com ela, depois da redução da demanda durante o auge da Covid-19, o número de clientes já retornou ao patamar pré-pandemia.

Toda a operação de coleta, separação e destinação é feita pela própria Arco, que emprega 12 pessoas nas áreas operacional e administrativa, para garantir controle sobre o processo. Como os materiais são identificados pela origem, ela emite relatórios mensais de impacto ambiental para os clientes e pode notificá-los em caso de erros de separação que impeçam a reciclagem por conta da mistura dos diferentes tipos de resíduos.

No segmento de logística reversa, a empresa dá fim adequado às cápsulas de café da marca 3 Corações descartadas em pontos de coleta em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gramado, Canela e Xangri-lá. Parte do material ela recolhe diretamente e parte adquire de cooperativas de triagem. Depois, faz a separação do plástico e do alumínio e os envia para reciclagem. O pó de café vai para compostagem.

A Arco oferece ainda cursos presenciais e on-line sobre gestão de resíduos e educação ambiental que já alcançaram pelo menos 1,5 mil pessoas. Em seu perfil no Instagram disponibiliza informações que vão desde tipos de materiais que podem ou não ser reciclados e dicas sobre sustentabilidade nas empresas, até o mapa anual sobre negócios de impacto socioambiental no Brasil elaborado pela plataforma Pipe.Social. O endereço na rede social é https://www.instagram.com/arco.eco/.