Trabalho e diversidade

Sinônimo de diversidade, Workroom reabre após mais de um ano

Drag bar foi inaugurado em 2017 para oferecer um ambiente de entretenimento seguro e acolhedor para o público LGBTQIA+ em Porto Alegre

Por Sérgio Ruck Bueno, 19/07/2021

Borges (esq), no lançamento do “draglivery”: bar com apresentações de drag queens foi proposta inovadora para a cidade - Foto: Divulgação

Símbolo da diversidade na noite de Porto Alegre, o drag bar Workroom sobreviveu à Covid-19 e reabriu as portas há um mês, depois de permanecer fechado desde março do ano passado. A operação ainda é restrita, com ocupação máxima de 60% das mesas, conforme as regras municipais de controle da pandemia, mas já representa um alívio para os frequentadores e para o proprietário Rodrigo Krás Borges, que nos últimos meses chegou a pensar que não conseguiria manter o negócio em funcionamento.

O Workroom foi inaugurado em abril de 2017 no bairro Cidade Baixa quando Borges, formado em administração de empresas, percebeu que a cidade carecia de espaços de entretenimento acolhedores e seguros para o público LGBTQIA+. Ele também decidiu promover apresentações de drag queens e hoje conta com um elenco de 30 artistas que se revezam no palco.

A aposta deu certo. Com capacidade total para acomodar até 71 pessoas sentadas, o local costuma lotar principalmente entre as quintas-feiras e os sábados, diz o empresário. No início ele contou com a parceria do então namorado e de mais um sócio, mas hoje toca sozinho o empreendimento.

“Foi uma proposta inovadora para a cidade, pois na época as drags só tinham espaço para se apresentar em festas”, lembra Borges. Hoje o bar tem 12,6 mil seguidores no Instagram e 13,1 mil no Facebook e cerca de 55% do público é feminino. “As mulheres sentem-se à vontade aqui, em um ambiente sem assédio”, avalia.

A diversidade também vale internamente, pois a equipe de trabalho é formada por seis pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Antes da pandemia o número de funcionários chegou a dez, mas foi reduzido porque o durante os meses de fechamento a receita caiu cerca de 80%.

Neste período, a saída foi recorrer ao serviço de entregas de comidas e bebidas, inclusive na opção “draglivery” - com entregadores produzidos a caráter –, que agora foi suspensa e em breve deve ser oferecida mediante agendamento.

Nas últimas semanas, com as portas novamente abertas, o Workroom vem recuperando gradualmente o nível de faturamento, que já corresponde à metade do observado no início de 2020, e a expectativa de Borges é que o avanço da vacinação contra a Covid-19 permita o retorno à normalidade até o fim do ano. Depois disso, ele planeja retomar antigos projetos, como buscar um imóvel maior para o bar em Porto Alegre e até abrir uma filial em São Paulo.