Mercado

Ecocitrus planeja ampliar em 50% recebimento de frutas orgânicas

Cooperativa produz sucos e óleos essenciais e tem capacidade para processar 17 mil toneladas de cítricos por ano em Montenegro

Por Sérgio Ruck Bueno, 28/07/2021

Pedro Schneider: maior produtividade nos pomares vai melhorar o aproveitamento e a eficiência da planta industrial - Foto: Agência Cultivo

O aumento da demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e sustentáveis levou a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), com sede em Montenegro, a lançar um programa para ampliar a produtividade dos pomares dos seus mais de 110 associados em 10 municípios do Rio Grande do Sul. A ideia é, em cinco anos, aumentar em 50% o recebimento de laranjas, tangerinas e limões orgânicos, que em 2021 deve passar de 7,5 mil toneladas, explica o presidente Pedro Schneider.

De acordo com ele, a expansão permitirá um melhor aproveitamento da capacidade de processamento da agroindústria da cooperativa, que alcança 17 mil toneladas de frutas por ano, com diluição de custos fixos e maior eficiência operacional. A planta produz óleos essenciais e sucos integrais e concentrados, vendidos em embalagens que vão de três quilos a uma tonelada, e presta serviços para terceiros. Cerca de 80% da produção é exportada para países europeus como Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra e 20% fica no mercado interno.

O plano da Ecocitrus inclui o reforço na assistência técnica gratuita prestada aos cooperados, com a contratação de mais dois engenheiros agrônomos em abril – agora são três profissionais –, e melhorias na qualidade dos biofertilizantes produzidos na usina de compostagem própria para os citricultores.

Ecocitrus III crédito Agência Cultivo.jpg
Usina de compostagem produz biofertilizantes para os citricultores associados e biogás para a geração própria de energia - Foto: Agência Cultivo

A unidade é licenciada para tratar 16 mil metros cúbicos de resíduos por mês, enviados por mais de 100 empresas do Estado. A partir do biogás resultante do processo ela gera ainda a energia que consome e que em breve vai suprir também parte das necessidades da fábrica de sucos e óleos.

“Vamos investir uma soma razoável de recursos”, diz o presidente, sem especificar valores. Outro objetivo é atrair gradativamente novos associados, que quando se inscrevem passam por um período de formação em cooperativismo e em produção orgânica. Em cinco anos a Ecocitrus vai distribuir mais de R$ 2 milhões em sobras (lucros) aos cooperados, sendo R$ 413 mil neste ano.

Fundada em 1994, a cooperativa é reconhecida pela certificadora Flocert, que atesta as práticas de comércio justo (fair trade), baseado na transparência e respeito entre as partes, os produtores e os trabalhadores, e pelo IDB, que certifica a produção de alimentos orgânicos.