Tecnologia e gestão

Movimento promove primeira Semana ODS na Prática no Estado

Ações de empresas e instituições relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável serão apresentadas de 21 a 23 de setembro

Por Sérgio Ruck Bueno, 27/08/2021

Instalado em primeiro de julho deste ano, o núcleo do Movimento Nacional ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) no Rio Grande do Sul programou para os dias 21 a 23 de setembro, sempre das 10 às 11 horas, a primeira edição local da Semana ODS na Prática. O evento, que terá transmissão pelo Youtube, vai apresentar ações de empresas e instituições alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

Presente em 15 Estados brasileiros e reconhecido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o movimento trabalha para aumentar o engajamento dos setores público e privado aos 17 ODS. Entre eles estão a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente, acesso universal à educação de qualidade, à água potável e ao saneamento, proteção dos ecossistemas terrestres e marinhos, combate às mudanças climáticas, paz, justiça e instituições eficazes para todos.

Segundo o coordenador geral Carlos Carrano, já está confirmada a participação da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e do Instituto de Gerenciamento de Projetos do Rio Grande do Sul, no dia 21, e do sistema Sesc/Senac, do Instituto SLC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Irani Papel e Embalagens, no dia seguinte. O encerramento será com a consultoria Mãos Verdes, a Somos Franca, que promove eventos e ações educacionais sobre sustentabilidade, e a organização Engenheiros sem Fronteiras.

Desde que foi constituída, a seção gaúcha do Movimento Nacional ODS já recebeu a adesão de 47 signatários, incluindo pessoas físicas, empresas, organizações da sociedade civil e uma instituição de ensino. As inscrições para o evento podem ser feitas até 31 de agosto por aqui e a adesão ao movimento pode ser realizada aqui.