Tecnologia e gestão

Sistema Fecomércio-RS oferece oficina gratuita sobre ODS

Minicurso on-line já capacitou mais de 300 pessoas desde que foi lançado, em setembro de 2019

Por Sérgio Ruck Bueno, 30/08/2021

Katiane Roxo: iniciativa para conscientizar população e mostrar que objetivos não são “utopia” - Foto: Divulgação

Signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas desde 2018 e 2019, respectivamente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) já capacitaram mais de 300 pessoas para adotar, no dia a dia, práticas relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O trabalho é feito por meio da oficina on-line gratuita ODS na Prática, desenvolvida pela própria equipe de sustentabilidade do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Conforme a especialista de sustentabilidade do sistema, Katiane de Oliveira Roxo, a oficina foi lançada em setembro de 2019, ainda antes da pandemia da Covid-19, para conscientizar e engajar a população em torno dos ODS. “Queremos mostrar que os objetivos não são uma utopia”, comenta a bióloga com pós-graduação em educação.

A iniciativa tem um perfil no Instagram com 2,3 mil seguidores e dicas sobre atitudes sustentáveis. Segundo Roxo, as ações da própria Fecomércio, do Sesc e do Senac focam em objetivos como saúde e bem estar, água potável e saneamento, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico. Em 2020, as entidades inauguraram a nova sede em Porto Alegre, com recursos como geração solar e reaproveitamento de água da chuva.

A oficina pode ser acessada a qualquer momento aqui e pode ser concluída em cerca de quatro horas, de acordo com a especialista. Embora as inscrições sejam gratuitas, a entidade pede uma contribuição voluntária para o programa Mesa Brasil, que distribui alimentos a entidades assistenciais no Estado, pelo Pix mesabrasil@sesc-rs.com.br.