Meio ambiente

Mais de 1,2 milhão de lâmpadas inservíveis são recolhidas no Estado

Parceria entre sistema Fecomércio-RS e Reciclus, entidade gestora de logística reversa do setor de iluminação, começou em 2016

Por Sérgio Ruck Bueno, 08/09/2021

Em Santo Ângelo, iniciativa recolheu 2 toneladas de materiais desde 14 de agosto - Foto: Divulgação sistema Fecomércio-RS

Em parceria com a Reciclus, gestora de logística reversa de lâmpadas inservíveis em todo o país, o sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac já coletou mais de 1,2 milhão de unidades do produto desde 2016 no Rio Grande do Sul. O trabalho é desenvolvido em conjunto com estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande portes, entidades empresariais e prefeituras de 74 municípios onde foram instalados pontos de entrega voluntária.

O balanço é de fevereiro deste ano e deve ser atualizado em breve, mas representava, na época, cerca de 10% do total recolhido no Brasil, de acordo com a bióloga e especialista em sustentabilidade do núcleo de gestão do sistema Fecomércio-RS, Katiane de Oliveira Roxo. A última cidade incluída no projeto foi Santo Ângelo, onde os dois primeiros locais para descarte, instalados em 14 de agosto, receberam até agora um volume equivalente a 2 toneladas.

Resultado da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, a Reciclus é uma associação de fabricantes, importadores e distribuidores de itens de iluminação criada em 2015 para encaminhar os produtos no fim da vida útil a empresas licenciadas para descontaminação e reciclagem de partes como vidro, cerâmica, metais e plásticos. Segundo a entidade, mais de 90% dos componentes das lâmpadas podem ser reaproveitados.

Embora não exista um prazo definido, Roxo explica que a ideia é implantar o serviço nos 497 municípios do Estado a partir da assinatura de acordos entre estabelecimentos comerciais e a Reciclus, que também fornece os coletores. Você pode encontrar os pontos disponíveis aqui. A associação tem quase 2,8 mil locais para recebimento de lâmpadas inservíveis em todo o país e já recolheu 16,6 milhões de unidades do produto, conforme informação disponível em sua página na internet.