Meio ambiente

Unidade de triagem cria moeda social para estimular separação de resíduos

Latas de bebidas, papel, papelão e embalagens plásticas e cartonadas entregues em pontos de coleta darão direito a cédulas aceitas por estabelecimentos comerciais parceiros

Por Sérgio Ruck Bueno, 04/10/2021

Trocas de recicláveis pela “Eco Revolução” serão feitas três vezes por mês nos bairros Humaitá e Navegantes, em Porto Alegre - Foto: Divulgação

Criada pela unidade de triagem (UT) Anitas (Associação Comunitária de Mulheres na Luta), a moeda social “Eco Revolução” pretende estimular a separação e destinação correta de resíduos recicláveis nos bairros Humaitá e Navegantes, em Porto Alegre. A iniciativa prevê a troca de materiais como latas de bebidas, papel, papelão e embalagens plásticas e cartonadas por cédulas que valem de R$ 0,50 a R$ 10 e são aceitas como meio de pagamento em estabelecimentos comerciais parceiros na região.

Os primeiros apoiadores são o supermercado Big-Box, da rede Unisuper, no bairro Humaitá, e o mercado Progresso, no bairro Navegantes, mas a Anitas está em busca de novas adesões. As empresas cadastradas são ressarcidas mensalmente pela UT - que com parte dos recursos gerados pela venda dos resíduos recicláveis recompra as cédulas para colocá-las novamente em circulação - e terão direito a um curso de educação ambiental para os proprietários e funcionários.

Cada dois quilos de embalagens plásticas, ou quatro quilos de papel e papelão, ou ainda 10 quilos de embalagens cartonadas entregues pelos moradores nos pontos de coleta que serão divulgados semanalmente valem 1 “Eco Revolução”. Já um quilo de latinhas de bebidas rende 3 “Eco Revoluções”. Óleo de cozinha, vidros, eletroeletrônicos e sucata também serão recebidos, mas não serão remunerados com a moeda social.

As trocas começaram no último sábado (02/10) no estacionamento do Big-Box, mas o volume arrecadado ainda foi baixo porque o objetivo principal dessa primeira etapa era divulgar o projeto, desenvolvido com o apoio da consultoria Apoena Socioambiental. O plano é realizar três rodadas por mês, sempre aos sábados pela manhã, e as seguintes já estão programadas para os dias 9 e 16 de outubro, primeiro na praça do Loteamento Planalto e depois novamente no estacionamento do Big-Box.

Conforme a Anitas, que faz a separação de aproximadamente 70 toneladas de resíduos por mês, a iniciativa é inspirada no “Eco Pila”, lançado em 2018 pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. No total, as 16 UTs em funcionamento em Porto Alegre recebem mensalmente cerca de 1,3 mil toneladas de materiais, o equivalente a apenas 3% de tudo o que é recolhido pelas coletas seletiva e domiciliar na cidade.

A estimativa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no entanto, é que o volume poderia ser seis vezes maior se os resíduos potencialmente recicláveis não fossem descartados indevidamente pela população junto com o lixo orgânico e os rejeitos que são enviados pela prefeitura para o aterro sanitário de Minas do Leão.

Os comerciantes interessados em aderir ao “Eco Revolução” podem entrar em contato com os organizadores pelas redes sociais do projeto no Facebook e no Instagram (@moedaecorevolucao) ou pelo e-mail moedaecorevolucao@gmail.com.