Mercado

Co&Reco faz artesanato sustentável com troncos e raízes

Fundada por engenheiro elétrico, empresa de Nova Petrópolis usa resíduos de madeira para produzir móveis e objetos de decoração e gerar impactos ambientais e sociais positivos do início ao fim do processo

Por Sérgio Ruck Bueno, 01/11/2021

Tremarin: mudança de vida para trabalhar com prazer e deixar “pegada mais leve” - Foto: Arquivo Pessoal

A Co&Reco, que produz móveis e objetos de decoração artesanais a partir de resíduos de madeira em Nova Petrópolis (RS), nasceu de uma mudança radical na vida do engenheiro elétrico pós-graduado em gestão de projetos Eduardo Tremarin. O giro definitivo ocorreu em 2020, quando ele decidiu deixar para trás uma carreira que incluiu passagens por duas multinacionais na área de tecnologia, universidades e uma consultoria própria.

A partir daí a Co&Reco, acrônimo de “collect & recover”, ou coletar e recuperar, deixou de ser uma atividade paralela para se tornar um negócio em expansão na serra gaúcha focado na geração de impactos ambientais e sociais positivos. Até então ela era basicamente uma fonte de relaxamento e inspiração para Tremarin ao longo do processo de cura de uma doença agressiva diagnosticada em 2014 e, depois, durante o tratamento de outra doença, desta vez crônica, descoberta em 2018.

A grande virada aconteceu no fim de 2020, quando o empreendedor e a esposa deixaram o apartamento onde moravam em Porto Alegre rumo à casa sustentável que ambos construíram em Nova Petrópolis. Lá, o engenheiro elétrico assumiu de uma vez por todas o ofício de artesão e, no início desse ano começou a vender as primeiras peças. “Trabalho por prazer, em algo que faz sentido e deixa uma pegada [ambiental] mais leve”, explica.

Embora trabalhe sozinho, Tremarin prevê produzir 80 itens neste ano e calcula que chegará a 120 unidades em 2022. Os conhecimentos em gestão de projetos ajudam no fluxo da produção, da coleta de raízes e troncos caídos ou remanescentes de áreas alagadas que chegam a pesar centenas de quilos até a secagem, corte, lixamento, tratamento com óleos minerais, aplicação de verniz ou cera, pintura e montagem final.

O portfólio da empresa vai de mesas, bidês e esculturas a luminárias e utensílios. Eles são vendidos em lojas como Móveis Germânia, em Nova Petrópolis, e Casa Faro, em Caxias, e até o ano que vem deverão estar à venda ainda em Gramado e Bento Gonçalves e em eventos de decoração em Porto Alegre.

Rastreabilidade com tecnologia blockchain

Todo o processo de fabricação é rastreado e os dados sobre a origem dos insumos, adquiridos preferencialmente de fornecedores locais, podem ser acessados por meio de um QR Code gravado nas peças. Agora o controle será reforçado pelo sistema de rastreabilidade por blockchain – plataforma tecnológica que registra com segurança cada etapa da produção – da consultoria eumostro, que concedeu o selo de transparência ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) à Co&Reco na categoria bronze.

Informações como essas ajudam a medir os impactos do negócio. Só em 2021, a empresa vai manipular mais de uma tonelada de madeira, o que impede a emissão de 77 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera durante a decomposição dos resíduos. Além disso, já plantou mais de 50 árvores frutíferas, negocia com a prefeitura local a adoção de uma área de recuperação ambiental e pretende implantar um projeto de reflorestamento com 3 mil espécimes no município de Nova Prata.

No campo da responsabilidade social, a Co&Reco apoia o projeto Karuna, que atende 48 crianças em situação de vulnerabilidade no contraturno escolar em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, com aulas de tênis, yoga, natação, horticultura e oficinas de arte. O apoio inclui consultoria voluntária, a doação de parte do faturamento anual e a construção do espaço que sedia as atividades dentro do Canoas Tênis Clube. Clique aqui para conhecer mais sobre a história da empresa.