Meio ambiente

Panvel planeja abastecer todas as lojas de rua no Sul e em SP com energia solar até 2022

Rede já é suprida por seis usinas de geração fotovoltaica, incluindo a primeira unidade própria inaugurada nesta semana na sede administrativa em Eldorado do Sul

Por Sérgio Ruck Bueno, 10/11/2021

Usina é a maior do tipo “carport” no Estado e a quarta no Brasil, de acordo com a Panvel - Foto: Marcos Nagelstein/Agência Preview

A rede de farmácias Panvel, controlada pelo grupo Dimed, colocou em operação na terça-feira desta semana a sua primeira usina fotovoltaica própria, que vai abastecer a sede administrativa e o centro de distribuição da empresa em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. A planta é formada por quase 2,3 mil painéis para geração solar sobre a área de estacionamento no local e tem potência instalada de 1 megawatt (MW).

A rede já adquire energia de outras cinco usinas solares, que produzem 8,3 mil megawatts/hora (MWh) por ano, e prevê a construção de mais seis em 2022 para compensar 100% do consumo das lojas de rua na região Sul e em São Paulo, uma meta assumida publicamente na plataforma de sustentabilidade Todos Bem, lançada em outubro.

Segundo a Panvel, o investimento em Eldorado do Sul superou R$ 4 milhões e faz parte da sua estratégia ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês), que tem o aumento do uso de energia limpa como um dos pilares

O presidente do grupo Dimed, Julio Mottin Neto, disse em nota que a nova planta aumenta a eficiência energética da empresa ao mesmo tempo em que colabora com a preservação do meio ambiente. “Queremos partilhar experiências positivas que favoreçam o desenvolvimento das comunidades, impactando a saúde e o bem-estar das pessoas”, comentou.

A estrutura, que inclui dois pontos para carregamento de carros elétricos, vai permitir uma economia anual de R$ 700 mil na conta de energia e evitar a emissão de 145 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera a cada ano, o equivalente ao plantio de quase 1,1 mil árvores, de acordo com a Panvel.

Mais de 800 mil consumidores de energia solar no Brasil

A Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) informou nesta quarta-feira que o país acabou de ultrapassar a marca de 800 mil unidades consumidoras abastecidas por geração fotovoltaica própria. A potência instalada total passa de 7,2 gigawatts (GW).

Conforme a entidade, as residências representam 75,8% do número total de usuários, seguidas pelos estabelecimentos comerciais e de serviços (14,4%), pelos produtores rurais (7,3%) e pelas indústrias (2,1%). Governos, serviços públicos e iluminação pública respondem pelo restante.