Mercado

Arrow Mobility, de Caxias do Sul, lança van com motor 100% elétrico

Segundo a empresa, além de evitar emissões de CO2, veículo tem gasto energético até 80% menor do que modelos movidos a gasolina

Por Sérgio Ruck Bueno, 16/12/2021

Balbinot: primeiras 100 unidades serão entregues no segundo semestre de 2022 - Foto: Divulgação

A Arrow Mobility, uma startup fundada no ano passado em Caxias do Sul, anunciou o lançamento de uma van com motor 100% elétrico, desenvolvida para facilitar os serviços de entrega de encomendas nas cidades sem provocar emissões de dióxido de carbono (C02). De acordo com a empresa, o veículo batizado como Arrow ONE também é mais econômico, pois tem um custo energético até 80% menor do que um modelo movido a gasolina.

Em nota, a Arrow informou que as 100 primeiras unidades foram encomendadas pela Unidas, “líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil”. A entrega está programada para o segundo semestre de 2022.

A própria empresa desenvolveu o motor elétrico, que garante autonomia de 250 quilômetros, conta com tecnologia de frenagem regenerativa e leva três horas para ser completamente recarregado. Além disso, embora o preço de venda seja maior do que o de uma van convencional, o Arrow ONE pode consumir apenas R$ 2 em energia elétrica para percorrer a mesma distância que exigiria o equivalente a R$ 10 em combustíveis fósseis, informa a startup.

Conforme o diretor de estratégia e marketing da Arrow, Julio Balbinot, o veículo possui ainda um sistema inovador de carregamento, com uma plataforma que acomoda a carga ainda do lado de fora da van e em seguida é colocada automaticamente no interior da carroceria. Outra novidade, segundo ele, é a maior comodidade oferecida ao motorista, que tem acesso interno ao compartimento de carga, sem necessidade de desembarcar.