Tecnologia e gestão

Europa lança programa de logística reversa para ampliar reciclagem

Fabricante de purificadores de água pretende envolver na iniciativa toda a rede de mais de 300 revendedores no país até meados de 2022

Por Sérgio Ruck Bueno, 28/12/2021

Curti: busca por novos processos sustentáveis em todas as etapas do negócio - Foto: Divulgação

A fabricante de purificadores de água Europa iniciou um projeto de logística reversa para reduzir o descarte inadequado e ampliar o reaproveitamento de peças e componentes dos equipamentos que produz. A fase de testes será desenvolvida durante três meses, até janeiro de 2022, em parceria com 39 revendedores em São Paulo e no Rio de Janeiro, e até meados do ano o plano é estender o programa a todos os mais de 300 pontos de venda dos produtos da marca no país.

Segundo a diretora-presidente Manuella Curti, a iniciativa é parte da estratégia da empresa de buscar permanentemente novos processos sustentáveis em toda as etapas do negócio. A Europa já é associada à Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que faz a gestão do descarte dos purificadores, além de ser signatária do Pacto Global da ONU pela implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Agora, o foco principal é garantir a destinação adequada dos refis que contêm os elementos filtrantes responsáveis pela purificação da água. Os consumidores podem entregar os produtos usados em caixas de coleta nas lojas dos revendedores que participam do projeto e, no futuro, poderão receber, como contrapartida, descontos na compra de novos itens.

Conforme Curti, os refis têm vida útil de aproximadamente seis meses em uso residencial e embora sejam inertes e inofensivos ao meio ambiente, eles podem ser reaproveitados ao invés de serem enviados a aterros sanitários. Para isso, a Europa conta com a parceria da ABREE, que encaminhará os materiais para reutilização em novos processos industriais.

Entre os componentes reaproveitáveis estão o carvão ativado, que pode ser empregado na produção de combustíveis, e a dolomita, que pode ser usada em cerâmicas refratárias, como insumo para correção da acidez do solo ou aditivo para polímeros, borrachas, cimento e gesso. Há ainda o quartzo, que pode ser utilizado pelas indústrias de relógios, automóveis, eletrônicos, equipamentos médicos e de telecomunicações, de acordo com a empresa.

Conforme a executiva, a estimativa de mercado é que apenas 10% desses materiais são reutilizados atualmente, mas as metas específicas do programa de logística reversa serão estabelecidas após a etapa de testes. A empresa não informa o volume de refis vendidos anualmente.