Tecnologia e gestão

Inspiramais destaca inovação para a sustentabilidade

Exposição nacional de produtos e serviços para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias volta após cancelamentos por conta da Covid-19 e pela primeira vez será realizada em Porto Alegre

Por Sérgio Ruck Bueno, 04/01/2022

Organizadores esperam mais de 7 mil visitantes do Brasil e do exterior durante os dois dias da mostra - Foto: Divulgação

Principal exposição nacional de design e inovação para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, a 25ª edição do Inspiramais será realizada pela primeira vez em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de janeiro, com foco em sustentabilidade. O salão terá 150 expositores de insumos, materiais, componentes e soluções para os quatro setores e espera receber mais de 7 mil visitantes do Brasil e de outros 12 países no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Depois do cancelamento de três edições em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19, este será o primeiro Inspiramais promovido fora de São Paulo e em formato híbrido - presencial e transmitido pela internet. O evento ocorre normalmente duas vezes por ano e a partir de agora será itinerante para levar as novidades aos principais polos calçadistas do país, explica Silvana Dilly, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das organizadoras da mostra.

Espaços temáticos e compradores internacionais

Afora os estandes dos expositores, o evento terá áreas temáticas como o Espaço da Sustentabilidade, o Hub Conexão Criativa e o corredor Conexão Inspiramais. Em uma arena montada pela fabricante alemã de insumos Covestro, haverá mais de 10 palestras sobre os principais temas do salão, que também receberá representantes de indústrias da Argentina, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Índia, Itália, Paraguai, Peru e Portugal reunidos pelo projeto Comprador Internacional.

Conforme Dilly, o Inspiramais deve “potencializar” as vendas externas dos fabricantes brasileiros de componentes de calçados em um momento de recuperação das exportações do setor, que somaram US$ 230,1 milhões de janeiro a outubro de 2021, com alta de 12,4% sobre o mesmo período de 2020. De acordo com a executiva, os compradores já confirmados representam indústrias que produzem cerca de 44 milhões de pares por ano.

No Espaço da Sustentabilidade, mais de 25 das empresas vão apresentar desde embalagens produzidas com matérias-primas renováveis, couraças, contrafortes e cabedais feitos com resíduos da indústria calçadista até componentes desenvolvidos com fios de algodão reciclado. “São produtos que aliam tecnologia e ecorresponsabilidade”, diz a consultora em gestão de design do salão, Flávia Vanelli.

No Hub Conexão Criativa serão expostos produtos e serviços inovadores de 23 micro e pequenas empresas especializadas em design para a circularidade e a sustentabilidade. “São empreendedores parceiros para os desafios ambientais, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG [ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês]”, acrescenta Vanelli, que cita soluções como a impermeabilização com látex natural da Amazônia, um biomaterial feito com vagens de angico e o curtimento vegetal de peles de tilápia.

Já o Conexão Inspiramais será um espaço dedicado ao lançamento de mais de 1 mil novos materiais sustentáveis dos 150 expositores da mostra, como um tênis desenvolvido exclusivamente com poliuretano para facilitar a reciclagem, diz a consultora de design Julia Webber. A lista será compilada em um catálogo para os expositores e poderá ser solicitada pelo público pelo e-mail relacionamento1@assintecal.org.br. Parte dos lançamentos será levada a dois showrooms, em Franca (SP) e Nova Serrana (MG) em 15 e 17 de fevereiro, respectivamente.

Além da Assintecal, a exposição é promovida pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Sebrae Nacional. A programação completa, as inscrições e a relação de expositores podem ser acessadas aqui.