Tecnologia e gestão

Vulcabras recebe certificado Origem Sustentável

Uso de energia eólica, reaproveitamento de resíduos, tratamento e reutilização dos efluentes e relação com fornecedores estão entre os indicadores que garantiram à calçadista a certificação na categoria diamante

Por Sérgio Ruck Bueno, 26/01/2022

Empresa produz mais de 25 milhões de pares de calçados por ano em duas fábricas - Foto: Divulgação

A Vulcabras recebeu nesta semana o certificado Origem Sustentável, criado pela Abicalçados e pela Assintecal, entidades que representam os fabricantes brasileiros de calçados e componentes, para disseminar e atestar boas práticas de sustentabilidade no setor. A empresa é a sétima a conquistar o reconhecimento e obteve o grau mais alto de certificação, o selo diamante, concedido aos participantes que atingem mais de 80% dos 104 indicadores estabelecidos pelo programa.

Segundo a Abicalçados, a Vulcabras fabrica mais de 25 milhões de pares por ano em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA) e emprega mais de 16 mil funcionários, incluindo ainda o centro de distribuição em Extrema (MG), o centro de desenvolvimento em Parobé (RS) e os escritórios administrativos em São Paulo. A empresa produz calçados das marcas Olympikus, Mizuno, Under Armour e Vulcabras.

Entre os indicadores que garantiram a certificação estão o suprimento de toda a demanda energética com geração eólica contratada a partir deste ano e o reaproveitamento de todos resíduos das linhas de produção em Itapetinga, assim como o tratamento de 100% dos efluentes na unidade de Horizonte para reutilização nos sanitários, irrigação e serviços de limpeza. O sistema proporciona uma economia de 50 milhões de litros de água por ano.

A Vulcabras também lançou, em 2021, um tênis da marca Olympikus feito com polietileno tereftalato (PET) reciclado, espuma sintética (EVA) produzida com cana-de-açúcar e borracha especial extraída da seringueira. A empresa ainda promove as práticas de sustentabilidade entre seus mais de 800 fornecedores no Brasil, tem 5% do quadro de funcionários preenchidos por pessoas com deficiência e desenvolve projetos de qualificação e capacitação profissional em parceria com o Sesi e o Senai.

O certificado foi entregue à fabricante durante a 25ª edição do Inspiramais, principal exposição nacional de design e inovação para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, em Porto Alegre. Além dela já foram certificadas a Bibi, Beira Rio, Usaflex, Boxprint e Caimi & Liaison, igualmente na categoria diamante, mais a Piccadilly, com o selo ouro. Mais de 50 empresas encontram-se em processos de certificação.