Tecnologia e gestão
Grandes empresas precisam capacitar fornecedores, diz professor
Para Luís Humberto Villwock, da PUCRS, consumidores exigem práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção
Tendência crescente entre os consumidores, a valorização dos produtos, serviços e processos sustentáveis é ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio para o desenvolvimento das pequenas empresas. O movimento impõe ainda uma nova responsabilidade aos grandes negócios, que precisam capacitar suas cadeias de fornecedores para conquistar mercado e preservar a própria imagem, cada vez mais exposta pelas redes sociais.
A avaliação é do professor da Escola de Negócios da PUCRS e assessor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc, Luís Humberto Villwock. Segundo ele, esse novo olhar do consumidor leva em conta desde os cuidados que as empresas têm com o meio ambiente até o tratamento que elas dão aos funcionários e a forma como combatem as desigualdades e a discriminação. “É um processo gradativo, pois envolve uma comunidade crescente que busca um mundo mais equitativo”, comenta.
Segundo a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020”, realizada no ano passado pelo Instituto Akatu, que estimula o consumo consciente, e a consultoria GlobeScan, entre 80% e 82% dos consumidores brasileiros entendem que as empresas devem garantir que seus produtos são seguros e saudáveis, além de oferecer informações claras sobre seus processos, remunerar os funcionários de maneira justa e tratá-los todos da mesma forma.
Outros 70% a 79% dos entrevistados dizem que elas precisam oferecer mercadorias de qualidade a preços acessíveis, reduzir seus impactos nas mudanças climáticas e garantir que seus materiais, produtos e operações não agridam o meio ambiente. A pesquisa ouviu 27 mil pessoas em 27 países, sendo 1 mil no Brasil.
Num cenário como esse, o principal desafio para as pequenas empresas é combinar a adoção das práticas sustentáveis, que podem gerar custos adicionais inclusive com processos de certificação, com a geração de maior valor agregado. “É importante oferecer produtos diferenciados pelos quais os consumidores aceitem pagar um pouco mais, mas sem que eles sejam proibitivos”, entende Villwock.
Às grandes empresas, além de adotar essas mesmas práticas internamente, cabe a tarefa de qualificar a sua cadeia de fornecimento para manter a integridade de seus serviços e produtos finais. Para o professor, elas devem contribuir ativamente neste processo com apoio, capacitação e, quando necessário, até financiamento para as pequenas empresas.
No fim das contas, seja por convicção ou exigência do mercado, o resultado é positivo para todos. “É um processo de educação, que faz bem para as pessoas, para o planeta e para a economia”, afirma Villwock.