Tecnologia e gestão
Eumostro lança selo para promover transparência ESG
Entre os critérios de avaliação estão a aderência das empresas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Pacto Global da ONU, além da rastreabilidade das cadeias de suprimentos
O interesse crescente tanto de consumidores finais quanto de clientes corporativos em relação às práticas de sustentabilidade de seus fornecedores de produtos e serviços inspirou a eumostro, uma startup com sede no centro de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), a lançar o primeiro selo focado na transparência da estratégia ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) no Brasil.
Dividido nas categorias bronze, prata e ouro, o reconhecimento leva em conta a existência de certificados e licenças em vigor, indicadores e projetos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, o meio ambiente, o trabalho e o combate à corrupção e ainda os processos de rastreabilidade nas respectivas cadeias de suprimentos.
As informações são verificadas e “postadas” regularmente no site da eumostro, em formato de rede social, com links para os perfis de cada marca avaliada. A frequência das “histórias” também conta a favor, mas relatos falsos são punidos com perda de pontos ou, no limite, com a exclusão do sistema.
“Oferecemos uma plataforma de transparência ESG para conectar negócios de impacto e de propósito ao mercado de forma mais simples e acessível do que os longos relatórios de sustentabilidade, por exemplo”, explica o cofundador e presidente executivo da startup, Mateus Bonadiman.
Com mensalidades a partir de R$ 249, a solução é acessível para pequenas e médias empresas, acrescenta gerente executiva de marketing Camila Karpinski. Além do selo, a eumostro coloca à disposição ferramentas que ajudam na organização e comunicação dos indicadores ESG e permitem acompanhar a origem dos insumos e garantir um “lastro de rastreabilidade” aos produtos por meio da tecnologia de segurança blockchain.
Histórias por trás das marcas
Segundo Bonadiman, o serviço mostra as “histórias por trás das marcas” e ainda ajuda a proteger os consumidores contra o chamado greenwashing, que é a comunicação enganosa de supostas práticas ecologicamente corretas por parte de organizações e instituições com o objetivo de melhorar indevidamente suas imagens perante o mercado.
A eumostro tem cerca de 30 empresas em avaliação, das quais quatro já receberam o selo bronze. Uma delas fica no Rio Grande do Sul, a Co&Reco, que produz artesanato sustentável a partir de resíduos de madeira em Nova Petrópolis.
As demais são o estúdio Rato Rói, de Jaraguá do Sul (SC), especializado em design para artigos feitos a partir de materiais reciclados, a Tilápia Leather, de Andradina (SP), que produz couro de tilápia vegetalizado, e a Hdom Ambiental, de Manaus (AM), uma consultoria ambiental para o desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica.