Tecnologia e gestão
Renner certifica 100% dos fornecedores de produtos para revenda
Meta foi atingida em 2021 após intenso programa de capacitação e auditorias socioambientais em quase 600 parceiros no Brasil e no exterior
A Lojas Renner, varejista de moda com 637 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai incluindo as bandeiras Youcom, Ashua e Camicado, concluiu a certificação socioambiental de 100% de sua cadeia global de fornecimento de produtos de confecção, calçados e acessórios para revenda.
A meta foi atingida em setembro do ano passado, três meses antes do fim do prazo fixado pela empresa em 2018 - quando o percentual estava em 70% - e após um intenso trabalho de capacitação e auditoria da rede de 586 fornecedores, 59% dos quais no Brasil e 41% no exterior, em países como China e Bangladesh.
Segundo a Renner, o desenvolvimento e a certificação dos parceiros são feitos por meio de um programa próprio de conformidade, focado em temas como preservação ambiental, combate à corrupção e respeito aos direitos humanos e do trabalho para “promover uma rede de fornecimento mais ética, responsável e sustentável”.
A primeira exigência é que os fornecedores, normalmente intensivos em mão de obra para a produção de roupas, tenham o certificado da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que atesta a aderência a boas práticas sociais e ambientais em seus processos internos.
Eles precisam ainda ser aprovados em auditorias da própria Renner, baseadas em cerca de 300 requisitos alinhados a protocolos internacionais como o HIGG Index, que mede o impacto ambiental e social das operações, e o Social & Labor Convergence Program (SLCP), que verifica as condições de trabalho nas empresas.
A certificação é renovada anualmente e as auditorias podem ser remotas, com envio de documentos e tour virtual, presenciais ou híbridas. Em caso de descumprimento dos padrões exigidos, os fornecedores têm dois a três meses para corrigir o problema, sob pena de suspensão de novos de pedidos e até de descredenciamento definitivo por parte da Renner.
Mas, ao mesmo tempo em que cobra o atendimento das normas estabelecidas em seu programa de conformidade, a varejista também oferece oportunidades de capacitação aos parceiros. Uma delas é a Universidade Renner, uma plataforma on-line com conteúdo relacionado a temas como sustentabilidade, ecoeficiência, qualidade, inovação e cooperação, além de um programa em conjunto com o Sebrae que inclui desde sensibilização até consultorias sobre desenvolvimento sustentável para pequenas empresas contratadas pelos fornecedores.
Graças a essas iniciativas, por exemplo, cerca de 20% dos parceiros “estratégicos” da Renner e da rede de moda jovem Youcom passaram a utilizar energia renovável de baixo impacto (solar, eólica, de biomassa ou de pequenas centrais hidrelétricas). Ao mesmo tempo, 53% dos fornecedores de jeans já são considerados como de “baixo consumo de água” devido a metodologias de controle introduzidas nas linhas de produção.
Compromissos com sustentabilidade e moda responsável
A certificação da cadeia de fornecimento de produtos de revenda foi apenas um dos objetivos relacionados com a preservação ambiental, a sustentabilidade e a moda responsável até 2021, assumidos publicamente pela varejista em 2018. Na época, ela comprometeu-se também a diminuir em 20% as emissões corporativas de gases de efeito estufa em comparação com 2017, mas já encerrou 2020 com uma redução bem superior à meta, de 36,7%, devido ao maior consumo de energias renováveis e ao fechamento temporário de lojas por conta da pandemia da Covid-19.
Outros compromissos são suprir 75% da demanda corporativa por energia de fontes renováveis de baixo impacto e vender apenas roupas de algodão produzidas com 100% de matéria-prima certificada. Em 2020 esses percentuais chegaram a 65% e a 79,9%, respectivamente. Os indicadores referentes a 2021 ainda não foram divulgados.