Tecnologia e gestão
Práticas sustentáveis são critério para participar da Expo Dubai
Abicalçados organiza delegação de indústrias brasileiras para exposição mundial em novembro, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) recebe até sexta-feira desta semana, dia 10, inscrições de fabricantes interessados em participar Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As empresas poderão expor seus produtos e suas marcas de 2 a 5 de novembro no pavilhão destinado ao Brasil no chamado “distrito da sustentabilidade”, e como as vagas são limitadas a seleção levará em conta a adesão a práticas sustentáveis nos aspectos ambiental, econômico, social, cultural e de gestão.
Os critérios são os mesmos adotados para a concessão do selo Origem Sustentável, criado pela Abicalçados e pela Assintecal, que representa os produtores de insumos para o setor. A certificação tem quatro níveis (bronze, prata, ouro e diamante), definidos a partir do desempenho em 104 indicadores, desde a existência de planejamento estratégico em sustentabilidade, consumo racional de água e uso de energias renováveis, até condições de trabalho dos funcionários, estímulo à diversidade e combate ao assédio.
Mesmo assim, empresas que ainda não aderiram formalmente ao programa, mas adotam práticas sustentáveis, também podem se inscrever para a exposição pelo e-mail paola@abicalcados.com.br. Até agora já receberam o selo as fabricantes Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison, enquanto marcas como Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê estão em processo de certificação.
A analista de promoção comercial da entidade, Paola Pontin, explica que a participação brasileira na feira vai mostrar aos visitantes de diversos países o reposicionamento do setor como uma cadeia produtiva que vem incorporando a sustentabilidade como estratégia de negócios.
Segundo o gestor de projetos Cristian Schlindwein, muitos compradores internacionais já procuram a associação em busca de fornecedores certificados. “Cada vez mais os consumidores, especialmente da Europa e Estados Unidos, estão atentos não só à origem, mas ao perfil das marcas e empresas, e isso vem impactando diretamente nos critérios de seleção adotados pelos clientes”, afirma.
A Expo Dubai é a próxima edição da Expo Mundial, evento itinerante que deveria ter iniciado em outubro de 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 foi adiado para o período de 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A delegação das calçadistas brasileiras é organizada pelo programa Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).