Tecnologia e gestão

Práticas sustentáveis são critério para participar da Expo Dubai

Abicalçados organiza delegação de indústrias brasileiras para exposição mundial em novembro, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro

Por Sérgio Ruck Bueno, 06/09/2021

Paola Pontin: sustentabilidade como estratégia de negócios - Foto: Divulgação

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) recebe até sexta-feira desta semana, dia 10, inscrições de fabricantes interessados em participar Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As empresas poderão expor seus produtos e suas marcas de 2 a 5 de novembro no pavilhão destinado ao Brasil no chamado “distrito da sustentabilidade”, e como as vagas são limitadas a seleção levará em conta a adesão a práticas sustentáveis nos aspectos ambiental, econômico, social, cultural e de gestão.

Os critérios são os mesmos adotados para a concessão do selo Origem Sustentável, criado pela Abicalçados e pela Assintecal, que representa os produtores de insumos para o setor. A certificação tem quatro níveis (bronze, prata, ouro e diamante), definidos a partir do desempenho em 104 indicadores, desde a existência de planejamento estratégico em sustentabilidade, consumo racional de água e uso de energias renováveis, até condições de trabalho dos funcionários, estímulo à diversidade e combate ao assédio.

Mesmo assim, empresas que ainda não aderiram formalmente ao programa, mas adotam práticas sustentáveis, também podem se inscrever para a exposição pelo e-mail paola@abicalcados.com.br. Até agora já receberam o selo as fabricantes Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison, enquanto marcas como Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê estão em processo de certificação.

A analista de promoção comercial da entidade, Paola Pontin, explica que a participação brasileira na feira vai mostrar aos visitantes de diversos países o reposicionamento do setor como uma cadeia produtiva que vem incorporando a sustentabilidade como estratégia de negócios.

Segundo o gestor de projetos Cristian Schlindwein, muitos compradores internacionais já procuram a associação em busca de fornecedores certificados. “Cada vez mais os consumidores, especialmente da Europa e Estados Unidos, estão atentos não só à origem, mas ao perfil das marcas e empresas, e isso vem impactando diretamente nos critérios de seleção adotados pelos clientes”, afirma.

A Expo Dubai é a próxima edição da Expo Mundial, evento itinerante que deveria ter iniciado em outubro de 2020, mas devido à pandemia da Covid-19 foi adiado para o período de 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A delegação das calçadistas brasileiras é organizada pelo programa Brazilian Footwear, mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).